Build versus Buy.
Por que licenciar uma plataforma SaaS pronta.
Comprar ou desenvolver uma plataforma de software é um dilema conhecido pelos CIOs. Entenda por que escolher um fornecedor externo é na maioria das vezes a melhor decisão de negócio.
No cenário pós-transformação digital, a tecnologia é um fator essencial para o desenvolvimento e o sucesso dos negócios. Segundo o Gartner, o segmento de software será responsável pelo maior crescimento dos gastos de toda a indústria de TI em 2023, com um total de 856 bilhões de dólares em investimentos.
Com tantos investimentos, aumenta também a dificuldade de alcançar o mesmo patamar tecnológico das empresas especialistas em softwares específicos e de missão crítica, como é o caso da área financeira e dos processos de faturamento e cobrança. Felizmente, hoje o acesso a essas soluções não é exclusividade de quem pode criar a sua própria tecnologia. Para fechar essa lacuna, há uma variedade completa de softwares prontos e customizáveis, capazes de atender exatamente o que a empresa precisa, em termos de funcionalidades, ROI, SLA ou desafios de inovação.
Se você está em busca de uma plataforma de faturamento que valida, transforma e entrega dados para criar uma comunicação omnicanal inteligente, nós mostramos três vantagens e um mito ao escolher comprar o software de um fornecedor especializado.
1- Redução e controle dos custos
A estimativa de custo é o ponto de partida de qualquer projeto. Com a democratização de TI, as empresas têm olhado com mais frequência para o desenvolvimento da própria tecnologia, amparadas pelas plataformas Google e Amazon (AWS).
No entanto, ao calcular o orçamento, é necessário olhar além dos gastos diretos de infra estrutura e considerar custos “invisíveis” à primeira vista que se tornam onerosos a médio e longo prazo. Alguns pontos-chave são:
- Quais outras plataformas ou terceiros são necessários para o fluxo dos dados funcionar? Alguns exemplos no caso de faturamento: processamento das Faturas, API de chatbot, SMS e/ou email aplicativo e recuperação de segunda via, campanhas personalizadas etc.
- A equipe atual domina as competências necessárias ou é preciso recrutar no mercado?
- A empresa possui recursos substanciais (orçamento, tempo, pessoas) para a manutenção do software após o desenvolvimento?
Em um mercado altamente disruptivo como o de TI, um fornecedor especializado consegue escalar a infraestrutura e os custos relacionados. Isso é transmitido para os clientes, que têm o software de que precisam a um valor bem menor e com retorno mais rápido, com a flexibilidade necessária para crescer junto com o negócio.
2- Sistemas de missão crítica e alta disponibilidade
Missão crítica é qualquer fator (equipamento, aplicação, sistema, etc.) que viabiliza a realização de funções primordiais para o negócio – e cuja falha representa transtornos e prejuízos na receita ou na reputação. Na área de faturamento financeiro, exemplos disso são a paralisação da operação ou a perda de dados e que acarretam simplesmente a demora do pagamento e no alto volume de ligações no call center.
Com ecossistemas de TI cada vez mais complexos, é desafiador para uma organização que não tem tecnologia como principal atividade proteger os ambientes de missão crítica, garantindo a confiabilidade das instalações, a disponibilidade do serviço/aplicações e o controle de falhas, 24/7.
Além disso, quem contrata um fornecedor também tem a garantia do SLA (Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviços). Mais que um indicador de performance, isso é fundamental para a qualidade, garantindo uma boa experiência para os clientes internos e externos.
3- Regulação e segurança
Ainda sob o ponto de vista de gestão de riscos, o segmento financeiro, em especifico o de faturamento e cobrança, é regido por uma série de legislações, regulamentações e boas práticas de segurança. É o caso da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que prevê penalidades como multa diária de até R$ 50 milhões além das regulamentações do próprio Banco Central.
A :hi é comprometida com a segurança da informação e a privacidade do nosso ambiente tecnológico e das informações de cada cliente e dos clientes finais deles. Contamos com uma equipe dedicada para segurança da informação, assim como parcerias que garantem trabalharmos em conformidade com a LGPD e todas as resoluções da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Também somos certificados com o ISO 27001, referência internacional em diretrizes de gerenciamento de segurança da informação e proteção de dados. Isso comprova nossa capacidade de manter a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade dos dados pessoais processados.
Os fornecedores de tecnologia também são responsáveis por garantir o cumprimento desses pontos. Assim, ter um parceiro de confiança também minimiza riscos que, até então, seriam exclusivos de sua empresa.
Mito: uma solução comprada nunca será a mais adequada ao meu negócio
Nenhuma organização é igual e, para atender aos desafios de tecnologia específicos de cada negócio, entram em cena as customizações – na maioria dos casos, low-code ou no-code. Aqui na :hi, por exemplo, oferecemos uma solução SaaS (Software-as-a-Service) completa e altamente personalizável.
Além disso, uma empresa dedicada ao desenvolvimento de software consegue construir uma solução mais sofisticada, madura e com sucesso comprovado. Essas práticas garantem excelência, inovação e otimização contínuas ao longo de todas as etapas da jornada do dado.
Outra vantagem é se beneficiar de fazer parte de um ecossistema composto por empresas de diferentes segmentos e tamanhos, acessando um universo de dados e de oportunidades muito maior.
A terceirização de tecnologia permite que cada vez mais empresas contem com soluções líderes de mercado, que impulsionam resultados. Quer continuar essa conversa? Fale com nosso time de vendas para saber como os produtos da :hi estão prontos para escalar o seu negócio e reduzir barreiras de custo e de infraestrutura! Mande uma mensagem