
Bate-papo com Bruno Moreira: apresentando o novo CTO da hiperstream
Nessa conversa, Bruno compartilha sua visão sobre inovação, cultura e liderança - e como ela está conectada aos objetivos da :hiperstream.
Aqui na :hiperstream, acreditamos em criar um grande impacto na forma como empresas e consumidores finais vivenciam a experiência financeira. Para permitir que isso aconteça, contamos com tecnologia de ponta e conhecimento dos mercados em que atuamos.
Para continuar nos guiando pelo caminho de inovação e gerar ainda mais impacto, apresentamos um novo membro do time: Bruno Moreira, nosso CTO (Chief Technology Officer). Bruno é formado em ciências da computação e construiu a carreira atuando, principalmente, no mercado financeiro, no Brasil e no exterior. Ele acredita em trabalho em equipe e, dentro dos times de tecnologia, engenharia e software, vem ocupando posições de liderança nos últimos anos, incluindo o cargo de CTO.
Confira abaixo um bate-papo sobre como têm sido os primeiros meses dele na empresa e quais serão os próximos passos.
:hi Oi, Bruno! Começando do início, o que mais te motivou a aceitar o convite da :hiperstream?
BM: O desafio de fazer acontecer. Enxerguei aqui a oportunidade de alavancar os nossos produtos com tecnologia aplicada e de trabalhar com um time de primeira linha.
:hi Você está na posição de CTO há alguns anos, mesmo antes da :hiperstream. Quais habilidades considera fundamentais neste cargo?
BM: Conhecimento técnico profundo em tecnologia é essencial, mas é só uma das habilidades. A tecnologia precisa ser direcionada aos produtos e serviços da empresa, então o CTO deve dominar essa matéria também. Por último, vem a liderança. Considero todas as três habilidades essenciais.
:hi Falando em tecnologia e aplicabilidade, qual a sua visão para o setor em que a :hiperstream atua e qual o principal vetor de inovação para o futuro próximo?
BM: A comunicação digital vem crescendo bastante e, como a :hiperstream vai muito além de comunicação para desenhar o financial customer experience management completo, o cenário é especialmente propício para nós. Sustentados pela plataforma multi-cloud com tecnologia de ponta e times modernos, estamos prontos para levar a hiperpersonalização para o próximo nível.
:hi Nos últimos anos, você dedicou sua carreira ao mercado financeiro, principalmente em bancos e, mais recentemente, uma fintech. Quais aprendizados do setor você traz para o trabalho na :hiperstream?
BM: O mercado financeiro tem uma dinâmica de produtos complexos e que dependem de muitos outros times e produtos, frequentemente alocados em outros países. Isso me ajudou a desenvolver a mentalidade de simplificar sistemas e processos complexos e trabalhar com pessoas com diferentes personalidades e culturas.
:hi Agora, mudando de perspectiva, qual você acredita ser o principal diferencial de trocar de segmento e atuar diretamente em uma empresa de tecnologia?
BM: Como empresa de tecnologia, extrapolamos os limites do departamento: contamos com a expertise de diferentes áreas e de squads heterogêneos. Na prática, pessoas de diferentes departamentos participam de forma ativa em projetos e decisões de tecnologia - mesmo sem serem, de fato, da área. Isso adiciona novas camadas de criatividade e abrangência de conhecimentos que somam muito no resultado final.
:hi Isso também influencia a cultura de inovação?
BM: Com certeza. Cultura de inovação depende de um ambiente onde as pessoas confiam umas nas outras, se sentem seguras para dizer o que pensam e como se sentem. Livres de culpabilidade.
A nossa cultura já tem o viés divertido, que prezo muito, e o aspecto humano também é forte. As pessoas se importam umas com as outras, gostam de expressar suas ideias e questionar de forma positiva as ideias dos colegas. E sabem que o caminho para inovação é pavimentado em falhas, aprendem com os erros e seguem tentando.
:hi Como você enxerga o papel das pessoas e do trabalho em equipe na busca por inovar mais e mais rápido?
BM: O ser humano prospera em comunidade. Em um time em que as pessoas confiam umas nas outras para cumprir a missão, o trabalho é recompensador e com baixo nível de estresse - logo, prospera mais e com mais facilidade. Tudo isso é terreno fértil para uma empresa inovadora.
:hi Falando em gestão, como é o Bruno como um líder?
BM: Operacionalmente, eu gosto de colocar a mão na massa, com o propósito de servir o time ou espalhar conhecimento. Já do ponto de vista decisivo, considero clareza dos objetivos e foco como passo inicial. Sempre trago comigo a busca pela simplicidade nas metas. As pessoas precisam entender o que a empresa busca e para onde vai; quando sabemos que todos lutamos pelos mesmos objetivos, a relação cordial entre todas as áreas é natural.
"Liderança para mim é, primeiro, sobre se conectar com as pessoas. Depois, servir o melhor possível. Explico: o natural é que os profissionais já saibam o que precisam fazer para entregar com excelência. O papel do líder é ajudar a fazer isso acontecer."
:hi Bruno, para terminar, como você resume sua trajetória até aqui e a forma como ela influencia seu trabalho na :hiperstream hoje?
BM: Minha trajetória foi marcada pela persistência e pelo otimismo, que continuam sendo meus pontos fortes. Eu gosto muito de pessoas, acredito muito no potencial delas, e isso é meu Norte para liderar. Se temos coragem, resiliência e gente boa ao lado, sempre dá certo!
Seja bem-vindo ao time, Bruno! Se você também acredita que a :hiperstream é o próximo passo da sua carreira, confira nossa página. Caso deseje saber mais sobre a plataforma :hcp e como ela pode transformar a gestão da experiência financeira no seu negócio, fale com a gente e solicite uma demonstração.